Dia do músico

Hoje é o dia da padroeira dos músicos Santa Cecília, e por isso também é hoje comemorado o dia do músico. Para o dia da música, eu trouxe ao blog mitos, um pouco de história e um instrumento diferente.

                                                                          amandapalmer:possibly the absolute inverse of a piano in handcuffs? or is this ultimate bondage disguised as beauty? we may never know.(care of @lilN1 via @neatorama).

Euterpe, a Doadora de Prazeres do grego eu (bom, bem) e τέρπ-εω (‘dar’ prazer), foi uma das nove musas da mitologia grega, as filhas de Zeus e Mnemósine, filha de Oceano e Tétis.
Era a musa da Música. No final do período clássico, foi nomeada a musa da poesia lírica e usava uma flauta. Alguns consideram que tenha inventado a aulos ou flauta-dupla, mas a maioria dos mitólogos dão crédito a Marsyas.

O primeiro instrumento de corda do qual se tem conhecimento é o Arco musical cuja origem é situada entre 35 e 15 mil anos a.C. Os instrumentos de corda tensionada mais antigos registrados são nove liras e três harpas encontradas numa tumba em Ur naMesopotâmia datando de 2.600 a.C.

Pinturas em paredes e efígies em cerâmica, madeira ou metal indicam a presença de tais instrumentos em época próxima no Egito Antigo e em ilhas do Mar Egeu. As representações dão a entender que as liras tinham funções musicais de caráter religioso ou poético, enquanto que as harpas visavam o entretenimento e o erotismo.

Os instrumentos que deram origem aos modernos violino, violão, guitarra, violoncelo se originaram do alaúde, utilizado inicialmente por pastores, que surgiu em época posterior.Os instrumentos da família do violino foram desenvolvidos na Itália durante os séculos 16 e 17 e alcançaram seu pico nas mãos de mestres como Antonio Stradivari e Giuseppe Guarneri “Del Gesù” deCremona. Segundo constatações, mais de mil violinos foram criados, mas apenas 650 ainda existem. O mais famoso, é chamado de “O Messias” de 1716 e se encontra no museu Ashmolean Museum de Oxford. Esse violino praticamente nunca foi tocado. Isso foi constatado observando-se o seu verniz pouco alterado, em comparação com os instrumentos de mesma época. Os violinos Stradivarius atualmente são muito caros ou estão na mão do governo, por serem especiais demais. Um dos músicos que conheço e que possui um violino assim é o David Garret, que o toca no vídeo abaixo:

Os instrumentos de cordas são importantes na história da música ocidental pois foi com um instrumento constituído de uma única corda, o monocórdio, que os filósofos e matemáticos da escola pitagórica descobriram todos os princípios matemáticos que regem os intervalos, escalas e a harmonia, dando origem ao estudo da teoria musical há mais de dois mil anos. na aula de música todos  estudando campo harmônico menor e eu ainda sem lembrar do maior por ter faltado um mês de aula, mas ok né

Fonte: Wikipédia

Kapitolinischer Pythagoras adjusted.jpg

E um instrumento um tanto inusitado. Digo, não é comum no nosso dia a dia, é a Kalimba, que tem vários tipos. Produz um som diferente, eu não sei nem a que comparar. Metálico, mas grave, limpo.

É isso aí, e feliz dia do músico, não só para quem toca, mas também para quem escuta.

Advertisements

One thought on “Dia do músico

  1. Pingback: Uso da Kalimba | Ainda sem nome bacana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s