Tutorial – Como fazer gifs

Bom, nem sei se vai ser um tutorial direito, tendo em vista que eu mesma ainda estou aprendendo. Maas, vamos lá.

Os programas que você vai precisar são: VLC e Photoshop CS3 para cima, o que eu uso é o CS4.

1 – Abra o VLC

carai que imagem ruim

Enfim, ‘cês sabem qual é o programa. Vá em Ferramentas > preferências (fica lá em cima)

Clique em teclas de atalho. Vai aparecer um quadro branco do lado cheio de nomes de comando. Procure lá em cima por “Capturar imagens de vídeo”. Clique em cima duas vezes e ele pedirá para que você digite as novas teclas que darão o comando. Você pode escolher as que quiser, as minhas foram Shift + x.

Tendo feito isso, lá embaixo tem uma bolinha verde marcando como você quer ver as configurações. Clique em “Detalhado”. Irá aparecer uma imagem mais ou menos assim:

Procure por “Pasta de captura de arquivo” e selecione “Procurar”. É só escolher o lugar onde quer salvar as imagens, que posteriormente serão os quadros do GIF. Escolha o formato “.png”. Clique em salvar e feche o VLC. ALELUIA.

3 – Capturando o vídeo.

Abra o VLC.

Clique nas teclas que você estabeleceu como comando para capturar as imagens do parte que você quer. Vá na pasta onde estabeleceu que as figuras sejam salvas e veja se está tudo direitinho. O pessoal costuma reduzir as quantidade de quadros para o arquivo ficar menor. Mas geralmente fica numa qualidade horrível. Então eu seleciono a parte que eu quero e coloco tudo mesmo, geralmente ficam uns 10 ~15 quadros. Depende do tamanho que você vai salvar depois, mas fica direitinho.

4 – Fazendo o GIF

ALELUIA O PHOTOSHOP!!! Abra-o. Vá em arquivo> script > carregar arquivos na pilha. Vai aparecer uma tela com um espaço branco no lado esquerdo. Clique em “procurar” e vá até a pasta onde salvou os quadros. Selecione-os e clique em ok.

Deve ficar assim:

Vá em Janela > animação

Irá a aparecer o primeiro quadro numa janela lá embaixo. Mas você quer várias camadas para fazer um gif legal.

No canto direito em cima dessa janela vai ter um quadradinho assim. Clique nele e depois em “Criar quadros a partir de camadas”. Na janela lá embaixo agora você tem vários quadros.

Selecione todos os quadros e clique na setinha que tem embaixo de qualquer um deles.

E depois no intervalo de tempo que você quer em cada quadro. O tempo geral costuma ser de 0,2;  mas tem alguns que variam.

Feito isso, vá lá embaixo dessa janela e aperte o play. Veja se o GIF está como você queria. É possível que o photoshop tenha invertido a ordem. Vi em algum lugar o modo de inverter, mas comigo não deu certo. Se vocês conhecerem outra forma, me avisem, mas a unica que eu conheço é manual mesmo. Ainda embaixo, perto do play, do lado esquerdo, vai ter a contagem de vezes que você quer que o gifse repita. Selecione “sempre”, que daí ele fica em loop.

E editei as cores do meu, mas isso é coisa para outra hora.

Gostou do GIF como está? Ótimo. Vá em Arquivo > salvar para web e dispositivos

Vai aparecer algo assim:

Nesse espaço que destaquei em vermelho é que você vai mudar o tamanho da imagem. Porque não no Imagem > Dimensionar? Olha, no meu fica ~tudo~  borrado e desfocado, daí eu descobri essa outra forma. No entanto, se vocês conseguirem fazer da outra, podem fazer.

Resultado final:

AEEEEEEEEE. Qualquer dúvida e qualquer erro meu, podem falar nos comentários. E digo ainda: sou iniciante, não me apedrejem ;u;

Leave a Reply

