A fonte tímida

A Fonte Tímida é uma nova arte pública produzida pelo artista Simon Faithfull, encomendada como parte do local de desenvolvimento do Crest Nicholson no Harborside redesenvolvido da Bristol.

Uma fonte que só existe quando ninguém está lá.

 

Composta de um design muito simples, a fonte tímida foi criada para sugerir a silhueta de uma pequena pessoa. Um único jato de água deve emergir diretamente da pavimentação das ruas e cair novamente contra as pedras, criando um som audível de “splash” . O bico do jato de onde a fonte emerge está escondido na superfície das pedras, então quando a fonte não está ligada a mesma não deixará rastro algum a não ser a pavimentação molhada.

Como são organizados os sensores de movimento.

O trabalho é controlado por uma série de sensores de movimento, que criam um espaço que é sensível e reativo ao movimento. Quando ninguém está lá (e, portanto, nenhum movimento é detectado) a fonte atinge uma altura máxima de 1,3 metros. Quando qualquer um dos sensores detectam movimento, a fonte desliga abruptamente. Depois de um curto período de tempo a fonte lentamente re-emerge, ficando progressivamente maior até alcançar sua altura máxima mais uma vez. A menos, é claro, que algum movimento seja detectado, ponto esse em que a fonte desaparece novamente , deixando nada mais que um chão molhado, traço de sua recente presença. Se, no entanto, o espectador ficar parado próximo ao chafariz, o jato ficará cada vez mais alto, e ele poderá observar um espetáculo secreto.

A intenção da Fonte Tímida é criar uma aparição mágica. Um misterioso fenômeno, em vez de um grande gesto exibicionista. Uma obra de arte que vive através de intriga e de boca em boca – que em última análise, cria uma espécie de mito moderno, mágico.

http://aprb.co.uk/projects/all-projects/2012/simon-faithfull–shy-fountain

Desculpem a tradução ruim (sim, usei o google tradutor, mas organizei as partes que não faziam sentido, não me joguem pedras, o texto é grande e demorado para traduzir).

 

E tem até um vídeo da fonte:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s